Uma viagem em família é sempre uma oportunidade incrível de criar grandes memórias, formar conexões e viver momentos únicos.
Claro que, por outro lado, é um grupo que pode ter crianças, jovens e adultos com interesses e desejos diferentes, além de cada momento de vida exigir algumas providências. Mas planejamento e organização podem ser a chave para a viagem em família funcionar. Por isso, sempre vale a pena se programar! Confira nossas dicas:
Importância da viagem em família
Você talvez nem tenha imaginado, porém a viagem em família pode marcar uma vida toda, principalmente das crianças. Pense em você mesmo: por acaso possui alguma boa lembrança da infância relacionada a um passeio ou viagem que ainda segue firme em sua mente? Há muitas pessoas que relatam que suas memórias mais antigas são relacionadas a isso.
Viajar em família também é uma oportunidade de deixar as preocupações da rotina para vivenciar um tempo de qualidade juntos. Ter tempo de brincar, conversar, aprender e rir faz bem para todos – inclusive, existem estudos que comprovam a importância do tempo de lazer, que proporciona mais produtividade e criatividade.
Viagem em família não é gasto, e sim investimento de vida!
Dicas para curtir a viagem em família
Agora que ficou fácil claro o quão importante e benéfico é uma viagem em família, está na hora de saber como fazer isso se tornar uma realidade leve e gostosa. Para isso, ela não pode ser um perrengue por falta de conhecimento e planejamento, principalmente porque é bem comum existirem muitas expectativas e desejos envolvidos.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas para você não cometer erros nos planos e nas escolhas:
Saiba mais sobre: Hotel em pomerode
Defina a cidade
O destino sempre é a primeira escolha, e, baseado nele, o resto deve ser planejado. Mas, afinal, como escolher o melhor destino para a família?
O destino ideal para sua família é aquele que atende aos interesses e vontades dos membros de seu lar. Ainda que muitas vezes sejam indicados resorts como destino para famílias, talvez esse não seja o real interesse de seu caso – “e tá tudo bem”!
Alguns podem querer mais relax, outros mais aventuras, um parque de diversões ou até mesmo passeios culturais e de compras. O importante é que toda a sua família fique animada com a escolha e que existam lugares e passeios que agradem ao grupo, e as providências serão tomadas posteriormente.
Importante também considerar que viajar em família é para deixar todos felizes. Pais não devem só pensar em crianças, mas, sim, pensar em programas também para eles.
Um exemplo é viajar com um bebê de 2 anos com uma programação com um parquinho, mas, na hora da soneca, ele pode dormir no carrinho, e os pais aproveitarem um passeio em um museu, compras ou uma experiência gastronômica. Nem todos os momentos podem ser de interesse de todos, porém devem existir programas que agradem a cada membro da família em algum período.
Depois de entender os interesses, aspectos como orçamento, segurança e logística podem ser avaliados para a tomada de decisão.
Escolha a hospedagem
Existem diversos tipos de estadias possíveis na maior parte dos destinos. E para escolher uma boa hospedagem, os fatores principais são: número de pessoas, data e orçamento. Posteriormente, com isso, você pode escolher entre as opções disponíveis, desde hotéis e pousadas até casas de aluguel, das mais simples às mais sofisticadas.
Vale também acertar na estadia buscando boas indicações de amigos, avaliações de outros hóspedes de plataformas on-line – como o Trip Advisor e o Booking – e dicas de blogs e influenciadores.
Compre passagens com antecedência
Em paralelo às hospedagens, é importante providenciar as passagens. Quanto mais antecedência, melhor, visto que principalmente as passagens aéreas sofrem muitas mudanças, que chegam a ser diariamente em determinadas épocas.
Por isso, decidir com antecedência te ajuda a encontrar promoções e melhores momentos de compra, e nunca deixe para a última hora: os preços não caem, salvo em situações como algum problema na localidade (como um desastre natural), em que o preço até diminui, mas você provavelmente não deve querer ir para a cidade.
Ainda, muitos voos e viagens acabam lotados, e a antecedência lhe permite encontrar as melhores opções de lugares para toda sua família.
Prepare os documentos necessários
A documentação é uma das grandes prioridades, principalmente quando se trata de uma viagem internacional e que envolva vistos, mas, mesmo para as nacionais, é preciso estar com tudo em ordem.
Mesmo que você não tenha viagem programada, o ideal é ter documentos desde já prontos. Assim, quando precisar, estará tranquilo para embarcar para qualquer destino.
Pelo Brasil, a melhor opção para viagem em família é usar o RG. Mesmo os bebês de colo já podem ter seu documento emitido, visto que a grande maioria dos casos requer que o viajante apresente um documento oficial com foto, e a primeira emissão é gratuita!
O RG também é aceito nos países integrantes do Mercosul, contudo, atenção, que somente o “RG tradicional” é válido, com até 10 anos da emissão para esses países. Versões militares, por exemplo, não são aceitas.
Já no caso do passaporte e dos vistos, é importante entender quanto tempo demora na sua cidade para emitir e acompanhar o processo, evitando problemas. Não compre nada sem saber o tempo mínimo de emissão dos seus documentos, porque você pode não conseguir viajar!
Organize o roteiro de viagem
Com as etapas acima resolvidas, é hora de planejar a parte mais gostosa, o roteiro! Aqui você pode usar mapas e informações da internet para escolher os lugares que mais te interessam.
Procure escolher as atrações e conferir a proximidade de cada uma para otimizar cada dia da viagem em família. Além disso, o planejamento também deve incluir providências, como o que levar na mala, chips de internet, seguro viagem e ingressos que precisam ser comprados de forma antecipada.
Dica de destino para a família: Pomerode
Depois de tanto planejamento, é hora de sugerir um destino que sabemos que é bacana para conhecer em família: nossa querida Pomerode, no Vale Europeu Catarinense, a Pequena Alemanha.
Pomerode é um destino perfeito para famílias. Isso porque mescla vários interesses em único local, e é uma cidade pacata e pequena, sendo muito fácil de se locomover e viver todas as experiências.
Em Pomerode, é possível apreciar a boa gastronomia tanto em restaurantes típicos alemães quanto outras opções, como carnes, massas e lanches, assim como as fábricas de alimentos da região. Fazer compras também é uma opção, já que há lojas de fábrica de roupas, porcelanas e mais.
Leia também: o que fazer em pomerode
No quesito cultura, há uma série de museus e espaços interativos que contam muito sobre países e lugares, além da belíssima arquitetura enxaimel, que pode ser vista na Rota do Enxaimel e em outros espaços culturais.
Por fim, diversão não falta! Há parques e museus, como do brinquedo e do automóvel, o temático Alles Park, inclusive com área de neve, e o nosso favorito: a Vila Encantada!
Nosso parque é para adultos e crianças se divertirem juntos, com uma temática bacana e que agrada a todos: os dinossauros! Desafios, escorregadores, oficinas e muitas interações esperam todos os visitantes da Vila!
Pronto para organizar sua viagem em família? Seja para Pomerode ou outro destino legal, o importante é não deixar o tempo passar e viver momentos que valem a pena!
Leia também: Lugares para passeio em família