Fazer turismo com crianças é muito benéfico em vários sentidos.
Infelizmente, há pessoas que pensam apenas nas dificuldades que uma viagem com crianças pode apresentar, seja de horários, programação e problemas que possam acontecer entre choros e birras.
Porém a realidade é muito mais simples e agradável. Turismo com crianças gera conexão, aprendizado e diversão de uma maneira que não tem igual, e isso é super importante e relevante, em especial, para os elos familiares.
A importância do turismo para as crianças
Levar os pequenos para viajar proporciona muitos benefícios a eles e também às pessoas que os acompanham nos passeios e aventuras. São várias vantagens que podem ser notadas, de acordo com a proposta de cada viagem e passeio, confira algumas:
Benefícios socioculturais: compreender melhor outras culturas, hábitos e costumes e aprender sobre diversidade, inclusão e novas realidades ajuda a criança a ter uma visão muito mais ampla do mundo em que vivemos, ou seja, a “sair da bolha” em que muitas vezes vivem, assim como desenvolver amizades e contato com pessoas de universos diferentes.
Contato com a natureza: em especial para quem vive nos grandes centros urbanos, nem sempre é possível estar em contato com a natureza no dia a dia, e vários destinos podem proporcionar experiências lindas em lugares incríveis de mata, cachoeiras, praias, etc.
Resiliência: é comum enfrentarmos problemas em viagens por nosso desconhecimento local, e somos obrigados a encará-los. Por mais que seja um desafio, a criança que convive com isso aprende a tomar decisões, enfrentar desafios e buscar soluções com a experiência adquirida.
Conexão familiar: é muito difícil ter momentos tão próximos em família no dia a dia. Adultos trabalham, crianças estudam, e há muitas atividades extracurriculares e compromissos na rotina de todos. O turismo com crianças proporciona essa chance de estreitar laços com momentos exclusivos entre os integrantes da família, de uma forma muito próxima e agradável.
Dicas para fazer turismo com crianças
Levar os pequenos para fora de casa não é tão complicado, porém é muito mais fácil com a escolha correta do destino e com um bom planejamento de viagem. Algumas dicas são:
- Não deixe faltar ou falhar nas principais necessidades da criança. Respeite horários de sono, sempre tenha uma comidinha na mão e água e deixe-a levar um brinquedo favorito, para que se sinta segura e tenha alguma distração em casos de emergência.
- Procure destinos que sejam interessantes para crianças – e isso não significa que precisam ser apenas programas infantis, mas opções que agradem à família como um todo. Caso algum programa seja mais adulto, leve os pequenos mesmo assim e procure fazer algo divertido no local, como uma caça às obras de arte de um museu ou, no final, um parquinho em um parque, que será a parte especial para eles. Nossa Pomerode é uma ótima cidade nesse sentido, com passeios culturais, históricos e gastronômicos, como a Rota do Enxaimel e as visitas a fábricas, mas também há o Zoo e a Vila Encantada para o aprendizado e diversão dos minituristas. No Blog da Vila, temos vários posts que apresentam não apenas o parque mas também todos os atrativos e passeios da cidade.
- Não se esqueça que as mesmas documentações exigidas para adultos são necessárias para crianças. É obrigatório apresentar um documento no check-in de um hotel, passaporte e visto para um outro país, por exemplo.
O que não pode faltar?
Na verdade, aqui estão mais algumas dicas e cuidados complementares para fechar com chave de ouro o bom planejamento da viagem da família toda.
Tenha uma boa conversa com a criança explicando como vai funcionar, a importância de colaborar e ajudar (principalmente porque será para algo muito bom) e regras de segurança, como, por exemplo, não se ausentar dos adultos, etc. A previsibilidade é uma grande aliada para o sucesso da viagem.
Envolver a criança no processo do planejamento, de forma que ela fique animada e auxilie em todos os momentos, é uma ótima maneira de incluir e prepará-la desde os preparativos.
Agora é só começar a planejar sua viagem com as crianças, que, afinal, também merecem viver todas as grandes experiências que as viagens podem proporcionar!
Saiba mais: Turismo em Santa Catarina