Nada melhor que se desligar da rotina e se conectar na família, não é? E definitivamente um roteiro de viagem em Santa Catarina se encaixa perfeitamente nesta proposta, e te dá a chance de conhecer lugares incríveis com quem você ama, cheios de cultura, diversão, gastronomia e contato com a natureza.
Locais incríveis para seu roteiro de viagem em Santa Catarina
Pensando em uma proposta prática e familiar, a ideia que propomos para um roteiro de viagem em Santa Catarina é mesclar um pouco dos destinos do litoral com o interior, com muita coisa boa para todas as idades!
A sugestão é chegar e retornar pelo litoral, e ter um tempo extra no Circuito do Vale Europeu, região marcada fortemente pela herança cultural deixada por imigrantes alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses, sendo que Pomerode é o coração do Vale Europeu.
Bora entender como será viajar por Santa Catarina?
Cidades próximas a Pomerode para facilitar ainda mais o seu roteiro de viagens
Levando em conta aspectos logísticos e distâncias geográficas, vamos explorar a possibilidade de realizar uma viagem de carro pela região, com foco principalmente nas distâncias relacionadas a Pomerode. Até é possível fazer de ônibus, mas será um pouco mais complexo.
Você pode iniciar na ordem que sugerimos, ou na ordem inversa, como ficar melhor para você se programar para uma viagem de 10-15 dias. Se tiver menos tempo você pode adaptar, só não pode deixar Pomerode de fora! Bora lá!
1. Florianópolis
Inicie com seu carro (próprio ou alugado) pela capital do estado, que vai ser uma das pontas do trajeto (para ter uma noção, Pomerode não está tão longe, a 175 km da cidade, e ainda haverá paradas antes).
A Ilha da Magia tem praias para todos os gostos, das mais calminhas até as mais agitadas e com muitas ondas, pedida boa para fãs de surfe. Considere conhecer praias como Ingleses, Canasvieiras, Santinho, Joaquina, Campeche e muito mais.
Floripa é super amigável para as famílias, com praias estruturadas, resorts e hotéis completos, e também conta com boas opções gastronômicas – inclua o Centro Histórico e o Bairro Santo Antônio de Lisboa no passeio.
E a dica que não pode faltar para ir com os pequenos: O Projeto Tamar, espaço de conscientização e educação ambiental com as tartarugas que todos amam ver.
2. Balneário Camboriú
É hora de seguir por 2 horinhas até a badalada Balneário Camboriú. A cidade de arranha-céus e muitas atrações é um prato cheio de praias bacanas com diversão. Fique hospedado perto da praia central se quiser facilitar e não usar o carro nesse momento.
Aproveite para conhecer o Unipraias – belíssimo parque acessível via bondinho com mirantes e atrações de aventura, e que acessa a Praia de Laranjeiras – além do Aquário Oceanic, a Exposição do Classic Car Show, a atividade Aventura Pirata, a Roda Gigante FG Wheel e aquela volta na cidade.
Além disso, você pode pegar a Interpraias e explorar os arredores, incluindo as belíssimas Praias de Estaleiro e Estaleirinho, o Parque Aventura Jurássica e a vista do Cristo Luz. Balneário está a cerca de, apenas, 100 km de Pomerode.
3. Brusque
A opção de Brusque, na verdade, é uma oportunidade, no meio do caminho deste roteiro de viagem em Santa Catarina (45 km de Balneário, já sentido Pomerode) até o próximo destino, para quem deseja fazer compras, já que a cidade é um polo têxtil e conta com diversos atacadistas do ramo da moda.
Nesse caso, pare na Feira da Moda (FIP), que funciona o ano todo. Nesse local, a venda também é feita direta ao público, com preços melhores de fábrica, com modelos para adultos, jovens e crianças de todas as peças de vestuário.
4. Blumenau
A terra da Oktoberfest original no Brasil está 1h depois de Brusque e possui parques, lojas com atrações (como o Glas Park para ver a fabricação de cristais e o Museu Hering, junto à gigante do vestuário com sua loja de fábrica).
É interessante conhecer seus museus no centro histórico, e não pode faltar a visita ao Parque Vila Germânica, o ponto turístico mais clássico da cidade e super bonito, com lojas, restaurantes e espaço temático alemão. Deste ponto, são apenas mais 35 km para Pomerode.
5. Pomerode
Chegou a hora de conhecer uma das cidades mais icônicas do roteiro de viagem em Santa Catarina. A Pequena Alemanha é puro charme, com ótima gastronomia de restaurantes tanto típicos quanto diferentes (há inclusive um romeno na cidade), muita cultura e história, ótimas lojas de fábrica e várias atrações para a diversão de toda a família.
É possível visitar uma série de museus históricos e de entretenimento, como o Museu Pomerano, a Casa do Imigrante, o Museu do Brinquedo, o Museu do Automóvel, O Museu Brasil Alemanha,e a própria Rota do Enxaimel, que é um museu a céu aberto.
E claro, as atrações divertidas incluem o educativo e responsável Zoológico de Pomerode, que há décadas trabalha na preservação animais; o parque de diversões com neve de verdade, o Alles Park e, claro, o nosso favorito: a Vila Encantada, um lugar que remonta à época dos dinossauros.
O passeio é recomendado para toda a família. Ali é possível fazer uma visita monitorada para conhecer réplicas desses extintos animais do Período Jurássico; passear pelo minimuseu de fósseis e participar de oficinas, e ainda se divertir nos grandes brinquedos, circuitos e desafios. No parque há também loja de presentes, espaço para bebês e lanchonete.
Separe ao menos 3 dias na cidade, mas, se puder mais, não hesite.
6. Piçarras
Viaje 90 km voltando ao litoral para uma parada em Piçarras, que já está bem do ladinho do destino seguinte, para conhecer o interessante Museu Oceanográfico. É um espaço com espécies conservadas de vida marinha da região e diversos esqueletos. Na cidade, ainda há praia e passeio de barco, e em cerca de 15 km você chega ao destino Penha.
7. Penha
Não tinha como fazer um roteiro de viagem em Santa Catarina sem a terra do Beto Carrero. Separe, se puder, 2 dias para o parque, mas aproveite Penha também, que possui mais de 20 praias, vários passeios de natureza e mais um parque infantil, o Terra Atlântica, tudo é bem bacana.
8. Navegantes
A cidade da despedida, no caso de quem vem de avião, já que há um aeroporto nela. Você pode finalizar em Penha e partir direto para casa se estiver de carro próprio, ou devolver o seu carro alugado ali.
Mais lugares para seu roteiro de viagem em Santa Catarina
Essas foram algumas dicas de roteiro de viagem por Santa Catarina para envolver toda a família. Há mais opções, como a Serra Catarinense, outras praias, incluindo Governador Celso Ramos e Bombinhas, as cidades também culturais, como Indaial, Timbó, Joinville e Jaraguá do Sul. Enfim, dá para voltar e explorar cantinhos diferentes em cada viagem.
É interessante aproveitar cada atividade desenvolvida nos passeios para crianças para incentivar e encorajar seus filhos. Por exemplo, explicar que eles são capazes de superar obstáculos físicos durante um trajeto ou aprender algo novo ajuda a fortalecer a autoconfiança deles.
E então, agora que conhece lugares para viajar em Santa Catarina em família, qual desses lugares você mais gostou? Conte para a gente deixando o seu comentário!