Se você vai a Pomerode e tem desejo de conhecer mais sobre a cultura, arquitetura e história da imigração alemã na região, a Rota do Enxaimel é passeio obrigatório na cidade, além de ser um dos lugares mais charmosos do Sul do Brasil.
Há muito o que fazer em Pomerode, mas, definitivamente, a Rota do Enxaimel é um dos destaques no turismo da cidade, incluindo lindas paisagens e também algumas delícias para provar!
Neste conteúdo, vamos contar um pouquinho mais sobre esse roteiro super bacana, que você pode fazer antes ou depois de aproveitar a nossa Vila Encantada com sua família. E já deixamos uma consideração importante: a Rota do Enxaimel não é roteiro circular ou de uma única rua, mas, sim uma região com diversas ruas e casas, então você pode ir e vir a muitos desses lugares.
Vale a pena ver o mapa também, para montar suas paradas e saber quais são as casas possíveis de serem visitadas ou apenas contempladas, já que até hoje há famílias que moram nelas.
Quando surgiu a Rota do Enxaimel?
A Rota surgiu oficialmente em 2002, quando a prefeitura optou por dar um nome a essa região de casas típicas de Pomerode, construídas com a técnica enxaimel. Essa técnica é feita de encaixes e foi trazida da Europa Central, em que as construções são realizadas sem nenhum prego ou parafuso. As casas foram trazidas pelos imigrantes alemães, que se instalaram no entorno do Vale Europeu após migrarem para o Brasil.
Posteriormente, a Rota se tornou um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e mais recentemente o turismo passou a ser consolidado e apresentado como forma de renda e manutenção dessa cultura.
A Rota do Enxaimel, inclusive, já recebeu 2 prêmios internacionais: o reconhecimento como uma das melhores vilas turísticas pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2021; e também foi medalha de prata no Prêmio de Turismo Responsável da América Latina, em 2023.
Como chegar à Rota do Enxaimel em Pomerode?
É muito simples a partir do centro de Pomerode, há várias placas indicando a localização. De qualquer forma, o ponto inicial de referência é o Portal Turístico Norte (Pórtico Wolfgang Weege), onde já estão a Casa Haut e o Comércio Weege, construções com as características da Rota do Enxaimel que podem ser visitadas.
O que fazer na Rota do Enxaimel em Pomerode?
São várias atrações, entre lojas, hospedagens e restaurantes. Alguns pontos mais tradicionais estão abaixo:
Tour Nugali
A fábrica do chocolate mais gostoso do Sul do Brasil está na Rota do Enxaimel e oferece um tour autoguiado super interessante, que explica mais sobre a técnica do enxaimel, a história da empresa e as características do chocolate, encerrando com uma deliciosa degustação.
Casa Siewert
Essa é uma residência que possui visita guiada aberta ao público contando a história da família Siewert, que está no Brasil desde 1868, e atualmente há 3 gerações da família morando na região. No local é possível conhecer também as formas de trabalho e vivência da família através do plantio do milho e cultivo de animais. A casa também oferece produtos regionais como queijos, linguiças, licores, cervejas, etc.
Casa Radünz
Casa aberta à visitação e muito preservada nos detalhes, com móveis e utensílios de época, desde 1932. A propriedade é muito gostosa, com um pequeno lago e gramado.
Casa Strutz
Mais uma casa que pode ser visitada e está em local privilegiado da Rota do Enxaimel, visto que passa por uma das suas principais ruas em seu início. Possui fotos e memórias e também é um comércio de biscoitos e outras delícias.
Trilha da natureza
Uma área verde deliciosa próxima das casas, contando com uma trilha leve, cachoeiras e muita natureza. É muito bonita!
Comércios e mais lugares
Além dos já mencionados localizados em atrativos turísticos, a Lunabela suculentas, a Baumann Conservas, o Camping Pomerode Pesque e Pague, a Delicaten Bolachas e Cucas, a Keks Liebe Bolachas Artesanais e o Kekshaus Emporium são opções interessantes para conhecer.
Restaurantes
Aproveite para conhecer e almoçar ou jantar em um dos restaurantes da Rota. Algumas opções são o Currywurst (típico alemão), Rota da Truta (especialidade é o peixe) e o Rancho Lemke (típico alemão e pizzaria).
Passeio guiado
Para quem preferir detalhes por meio de visita a algumas residências com horários marcados e algumas facilidades, é possível realizar passeio guiado, inclusive, com veículos diferentes, como carros 4×4, buggy ou jipe. O passeio com guia de turismo é muito rico e vale a pena.
Estadias
A vivência pode ser ainda mais completa ao passar alguns dias na Rota. O Recanto Kuglin e a Pousada Casa Wachholz são opções.
Tenho certeza de que, após ler tantas coisas bacanas, você não vai querer deixar de conhecer a Rota do Enxaimel, não é? Então aproveite todas as dicas e já monte seu roteiro: você não vai se arrepender!
Conheça também um pouco da história de pomerode!