Em tempos atuais, onde pais e filhos estão cada dia mais atarefados com trabalho, estudos e muitos outros compromissos, brincar com os filhos tem sido algo difícil, e a família tem ficado em segundo plano por muitas vezes, não é?
Tudo isso ainda ligado ao uso dos celulares e tablets, que acabam nos distraindo do relacionamento pessoal familiar, se torna uma combinação perigosa. Digo por experiência própria: quantas vezes não estava eu em um canto e meus filhos em outro, apesar de estarmos todos sob o mesmo teto? Onde foram parar as conversas, risadas e relatos do dia a dia?
Mas o fato é que pais cansados não tem mais tido paciência e vontade de brincar, e crianças se acostumaram a recorrer as telas, com apoio dos pais. Na maioria das vezes, não porque eles considerem isso o ideal, mas porque a falta de ânimo, junto com a variedade de opções infinitas disponíveis nos dispositivos móveis, faz com que filmes, desenhos e jogos fiquem na frente de brincar com os filhos. Isso tudo foi confirmado em pesquisa: 84% dos pais recorrem as tablets, e 50% dizem não ter tempo para brincar.*
Porém, a brincadeira tem uma parcela importante no desenvolvimento infantil. Brincar ajuda os filhos a se comunicarem melhor, serem mais criativos, e simularem experiências da vida real. Eu penso que, uma criança pode brincar de ser professor, e de forma lúdica, aprender a passar uma mensagem para um público, e em alguns anos, ter menos medo na hora da primeira apresentação à classe na escola.
Mesmo as responsabilidades domésticas podem ser aprendidas com brincadeira, de formas divertidas. É possível limpar o quarto e guardar os brinquedos através de uma competição saudável, onde quem cumprir a tarefa receberá uma chuva de beijos. Essas outras tarefas aprendidas com brincadeiras podem fazer com que a criança se torne um adulto independente e confiante, e isso começa com o pai e a mãe, nos pequenos ensinamentos diários. Eu não sou uma profissional da área, mas vivo isso com meus filhos, e enxergo essa importância com muita clareza.
Mas como encontrar tempo e uma boa maneira de fazer tudo isso, já que brincar de fato é essencial? Aqui temos adotado algumas coisas que tem ajudado, e ainda que existam mais dicas, estas são as que tem sido fundamentais aqui:
Inclua o brincar no planejamento de sua rotina:
Temos geralmente horário para acordar, trabalhar, estudar e mesmo se alimentar, mas raramente incluímos tempo de brincar em nossa agenda. Faça isso: pode ser depois do jantar, antes de dormir, ou no horário que for melhor, mas inclua no seus planos do dia a dia como uma atividade fundamental. Além disso, se você está em dia com exercícios e alimentação, sobra mais disposição no final de um dia cansativo para ainda ter fôlego para a diversão: faz muita diferença!
Deixe o celular longe:
Ás vezes até começamos a brincar com as crianças, mas chega uma mensagem, ou dá vontade de entrar no Instagram ou no Facebook, e aí? Mexemos em nossas próprias telinhas enquanto as crianças perdem a atenção. Deixe o celular no quarto, e vá para a sala ou outro espaço adequado, sem o equipamento, para brincar com os filhos. Sem “a tentação” por perto, se distraia com eles, vale a pena!
Use menos as redes sociais, e mais os buscadores para encontrar brincadeiras:
Que tal deixar de explorar fotos e quaisquer coisas para buscar ideias de brincadeiras para fazer com seus filhos? A parte boa é que existe uma infinidade de opções na web, para todas as idades (inclusive bebês super pequenos). De preferência no tempo livre que você tem sem as crianças, ou enquanto elas dormem, pesquise ideias, você encontrará ótimas atividades para brincar com eles.
Encontre lugares para conhecer, explorar e brincar juntos:
Sair de casa e fazer um programa diferente sempre é uma boa pedida. Não precisa ser longe ou caro. Vá em um parque, praça, ou até à praia, e resgatem as brincadeiras gostosas de se fazer ao ar livre; Até mesmo um museu pode ser uma oportunidade de compartilhar experiências, e ter novas vivências. E claro, sempre que quiserem, a Vila Encantada está de portas abertas para pais e filhos brincarem juntos por tudo, e criarem memórias divertidas em família!
Nem sempre estou disposta para tudo, e nem todos os dias “são flores”, mas quando tenho foco e separo esse tempo para brincar, é impressionante como as crianças ficam mais calmas e alegres. Um pouquinho de atenção que damos os deixam felizes, e eles até mesmo passam a brincar sozinhos em boa parte dos dias depois desse tempo juntos
Brincar com os filhos vale a pena, e precisa ser uma prioridade na vida dos pais. E isso fará suas crianças cresceram sabendo que são amadas, importantes e isso fará toda diferença em seu caráter no futuro.
Colaboração no Blogossauro de Flávia Sphair – Instagram e Blog Turismo em Família
* Fonte dos Dados da Pesquisa: https://noticias.r7.com/saude/brincar-com-os-filhos-por-15-minutos-ao-dia-ajuda-no-desenvolvimento-cerebral-das-criancas-13042016?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost