A programação de férias na Vila Encantada, parque temático em Pomerode, Santa Catarina, apresenta ao público neste mês de janeiro o dinossauro brasileiro considerado um dos mais antigos do planeta. As crianças que visitam o Parque dos Dinossauros podem participar da edição especial da Oficina de Fósseis, que vai abordar o Estauricossauro.
Descoberta no Rio Grande do Sul, a espécie é considerada um marco para a Paleontologia brasileira. Com aproximadamente dois metros de comprimento, 80 centímetros de altura e peso de 30 quilos, este predador do período Triássico é reconhecido como o primeiro dinossauro formalmente identificado em rochas brasileiras.
O primeiro Estauricossauro foi encontrado em 1936 na região de Santa Maria (RS) pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price. Era um animal carnívoro ágil, que corria sobre duas pernas e usava os dentes serrilhados para capturar presas. Estudos apontam que ele viveu há cerca de 225 milhões de anos — um dos mais antigos já catalogados.
— Essa espécie representa a rica história geológica do Brasil e tem grande relevância para estudos internacionais, destacando a importância do nosso país para o conhecimento do passado dos dinossauros — analisa Cezar Santos, biólogo e especialista em Paleontologia.
Espécies de dinossauros
Na Oficina de Fósseis, os participantes terão a oportunidade de criar uma réplica do fóssil de Estauricossauro, que poderá ser guardada como um item colecionável, tornando a experiência ainda mais especial para os pequenos aventureiros.
Todo mês, a Oficina de Fósseis apresenta uma espécie diferente de dinossauro, e para estas férias, o Estauricossauro foi o escolhido.
O que fazer na Vila Encantada
Além da Oficina de Fósseis, os visitantes poderão aproveitar todas as outras atrações do parque, como brincadeiras, interações com réplicas gigantes de dinossauros, atividades educativas e o maior circuito aéreo de aventuras do Brasil.
O espaço foi cuidadosamente planejado para oferecer diversão para todas as idades, com infraestrutura segura e lúdica, que estimula a criatividade e o aprendizado.
No fim de 2024, a Vila Encantada conquistou o selo ouro da certificação internacional Good Travel Seals, conferida pela organização holandesa Green Destinations a atrativos turísticos comprometidos com a sustentabilidade ambiental e social. O parque é acessível, desenvolve ações de educação ambiental e estimula brincadeiras saudáveis, de pés descalços, numa área segura e arborizada.