Sabia que um parque infantil não é apenas um lugar para distrair e fazer os pequenos gastarem energia? Um parque é um lugar de desenvolvimento, e você vai entender um pouco melhor isso neste conteúdo.
Os parques são lugares que trazem diversos benefícios aos pequenos, como sociais, físicos e educacionais, além de o lazer ser um direito de todos nós como cidadãos. Pode parecer algo simples, mas, por trás de um espaço desse, há muita coisa importante para a vida. Entenda:
Mas, afinal, o que realmente é um parque infantil para crianças?
De forma simples e direta, é o espaço que conta com brinquedos grandes e fixos para a diversão das crianças – na maioria das vezes, ao ar livre.
Há muitas opções e tipos de parques, sendo alguns menores e com brinquedos tradicionais em praças e parques públicos, como escorregadores e gangorras, carinhosamente chamados de parquinhos, mas também conhecidos como playground. Existem outros mais estruturados, privados e com propostas mais elaboradas e pedagógicas, como é o caso de nossa Vila Encantada.
Ou seja, os parques infantis são espaços que permitem a diversão livre, para correr, pular e se movimentar, e tudo isso traz uma série de benefícios aos pequenos!
Quais são os benefícios de um parque infantil para o desenvolvimento das crianças?
Um parque infantil para crianças dá a oportunidade de as crianças conhecerem novas pessoas e personalidades e se desenvolverem física e socialmente nos seguintes aspectos:
Respeito e senso de comunidade
Dar a vez e aguardar a sua para brincar, negociar e aprender termos e expressões para se dirigir aos outros são ações que desenvolvem o respeito e ajudam a criança a entender que vivemos em um mundo com diferenças, por isso precisamos nos respeitar.
Agilidade, coordenação motora e bem-estar
Um parque para crianças permite correr, subir, descer, escorregar, pular, girar de cima para baixo, escalar, testar o equilíbrio e tantas outras formas de movimento muito necessárias para qualquer pessoa. E claro que isso é um exercício natural que traz o bem-estar físico e, de quebra, aquela paz que os pais também precisam no fim do dia!
Curiosidade e criatividade
Quantas descobertas são possíveis em um parque infantil para crianças! Textura da areia, onde é possível entrar e sair, ambiente com natureza ao redor e locais planejados com estímulos como sons, vibrações e desafios: tudo isso estimula conexões em nosso cérebro para cada criança brincar da forma que mais gostar!
Habilidades para a vida
Pode não parecer, mas um parque dá a chance de a criança se preparar para o futuro. Nesses ambientes, ela vai tomar decisões, entender perigos, desenvolver autonomia e se tornar mais confiante, por ter a liberdade de fazer isso em um local pensado para que tenha essas oportunidades.
Brinquedos excelentes de um parque para crianças e dicas de segurança
Muitos brinquedos são boas opções para permitir que os benefícios mencionados sejam reais, sem deixar de lado a segurança antes de brincar. Afinal, todo parque para crianças precisa de manutenção e cuidado para que se mantenham adequados para a diversão.
Inclusive, os brinquedos devem estar instalados em espaços seguros, fixados e com pisos adequados para absorver impacto, como areia, grama sintética ou piso emborrachado.
Sendo assim, aqui estão alguns bons brinquedos para a turminha aproveitar e dicas de segurança para os responsáveis:
Escorregadores
Quem não ama aquela sensação de descer com velocidade? O bom é que todo mundo se exercita ao subir tantas vezes para escorregar. Porém é importante conferir se o brinquedo está bem fixado e com pintura adequada, além disso, cuidado com modelos ao ar livre, principalmente em metal, que ficam muito quentes com o sol.
Caixa de areia
É muito bom poder explorar a areia com a mão, com brinquedos para criar castelos, por exemplo, as brincadeiras com areia são infinitas! Entretanto ela precisa estar limpa. Em nossa Vila, temos um espaço de escavação com areia para as crianças encontrarem um fóssil, e nossa areia está sempre bem cuidada!
Balança
Todo mundo ama o vai e vem tão gostoso de uma balança. Importante verificar se está lubrificada e soldada quando feita de correntes, e qualquer parte solta precisa ser substituída.
Gangorra
Uma brincadeira colaborativa, que precisa da ajuda do outro, já é uma boa ideia por si só, além de exercitar as pernas e permitir movimento. A mesma regra da manutenção da lubrificação, solda e partes soltas vale aqui.
Circuitos e desafios
Tem muita opção, como fazer zigue-zagues, subir e descer de troncos, escalar em cordas e redes… e não é difícil ver se o equipamento está em boas condições.
Nós amamos esses brinquedos e temos muitos em nosso cantinho especial. Bora curtir a Vila Encantada e a cidade de Pomerode? Esperamos por você!
Saiba mais: O que fazer em pomerode com crianças | Parque temático em pomerode