Combinar duas ou mais cidades na visita ao Vale Europeu Catarinense é muito interessante pela proximidade dos municípios. Hoje contaremos sobre uma dobradinha muito legal: descubra o que fazer em Pomerode e Timbó, duas vizinhas superpróximas e bacanas.
Como já falamos aqui no Blog da Vila Encantada, Pomerode é a nossa pequena Alemanha em terras brasileiras, e temos nosso parque temático, atrativos gastronômicos, culturais e muito mais. Temos um post completo sobre o que fazer em Pomerode e recheado de dicas para você ler também, e agora complementaremos sua viagem com algumas dicas de Timbó.
Como ir?
A maioria dos turistas chegam ao Vale Europeu pela BR-101, via Blumenau, ou via Jaraguá do Sul. Nos dois casos, você passará primeiro por Pomerode e pode decidir começar sua viagem por ali ou seguir direto para Timbó, já que as cidades ficam a menos de 20 km de distância uma da outra. O ideal é ir com carro próprio ou alugado.
O que fazer em Pomerode e Timbó?
Além de aproveitar as dicas do post sobre Pomerode, você pode visitar alguns atrativos culturais e naturais muito gostosos de Timbó, aproveitando um pouquinho mais da gastronomia alemã, sempre presente na região, junto a mais algumas construções de arquitetura enxaimel para apreciar.
Alguns dos atrativos são:
Jardim Botânico de Timbó: um belíssimo espaço verde com entrada gratuita, possui vários ambientes naturais e bem-cuidados e é um dos locais preferidos do público para ensaios fotográficos na cidade. Há jardins que imitam pequenos labirintos, campos e gramados maiores, lagos e flores. É um espaço bem agradável.
É possível fazer um lanche em quiosques (mas atente-se aos horários, nem sempre estão abertos), mas a dica é levar uma toalha e umas comidinhas e bebidas para um piquenique bem agradável ao ar livre: o lugar é perfeito para isso.
Complexo do Imigrante: no centro da cidade, nas margens Rio Benedito, está o belo complexo com uma bonita vista do rio, que possui uma pequena queda (mas larga em comprimento) e uma bela ponte, e onde está também o restaurante típico alemão Thapyoka, além do museu do imigrante, que conserva um pouco da história local com móveis que existem desde sua criação.
Morro Azul (Parque Ecológico Freymund Germer): com um balanço muito instagramável, o Morro Azul caiu no gosto dos internautas com muita propriedade, afinal, possui uma belíssima vista do Vale Europeu e arredores, em especial no pôr do sol, quando fica mais cheio. Nele também é possível realizar caminhadas e mais alguns esportes de aventura.
Na verdade, se perguntarem o que fazer em Pomerode e Timbó, é esse o lugar, já que seu acesso é praticamente na divisa entre as duas cidades.
Museu da Música: um casarão típico que tem um acervo muito bacana de diversos instrumentos musicais e uma grande variedade, entre instrumentos de corda, sopro, percussão, etc. Vale a pena a visita; e, em alguns finais de semana, existem apresentações musicais e eventos culturais que podem deixar a visita ainda mais legal.
Casa do Poeta Lindolf Bell: o poeta timboense tem seu cantinho cultural dedicado ao artista, com a exibição de diversas de suas obras literárias assim como outros livros e histórias de sua vida. Os responsáveis pelo museu são atenciosos, para os fãs de cultura e literatura é uma parada imperdível.
Parque Eco do Avencal: um espaço especial para as crianças, já que a proposta inclui experiências químicas e experimentos educativos, além de espaços temáticos com fósseis e dinossauros, ou seja, são os primos vizinhos da Vila Encantada. A família toda consegue aproveitar.
Bastante coisa legal, né! Vale muito curtir um feriado ou alguns dias de suas férias ou descanso nas duas cidades. A viagem com certeza será incrível!