Por mais que os dias chuvosos, geralmente, deem uma desanimada nos turistas que estão de férias, algumas cidades oferecem boas opções de atrações mesmo com chuvinha. Nossa pequena Alemanha também é assim, e você vai descobrir agora o que fazer em Pomerode quando chove!
Pomerode é uma cidade de origem alemã, e encantadora, localizada no Vale Europeu Catarinense. Você pode tanto aproveitar as belezas, gastronomia, cultura e arquitetura por inteiro com muito sossego como pode combinar a viagem com mais destinos da região e do estado, como Blumenau, Balneário Camboriú, Beto Carrero e outros!
Mesmo que a chuva sempre acabe restringindo alguns passeios ao ar livre, ainda há muito o que fazer em Pomerode quando chove! Aqui estão algumas ótimas sugestões:
Conheça os museus
Pomerode possui bons museus (alguns gratuitos) e boas histórias para contar. Alguns deles são boas pedidas para os dias de chuva:
Museu Pomerano
Um museu público que conta a história da colonização e crescimento da região pelos imigrantes alemães. Possui diversos objetos antigos, recriação de ambientes das casas do início da formação da cidade e até uma variedade de automóveis usados antigamente. Está bem no centro da cidade, ao lado do complexo Passeio Pomerano.
Museu do Automóvel
Uma belíssima coleção de carros antigos está exposta em um grande espaço construído bem ao lado do centro. Há relíquias de marcas como Ford, Mercury, Cadillac, Chevrolet e outras de décadas muito mais antigas, encantando os fãs das quatro rodas. Confira tudo sobre Museu do Automóvel em Pomerode
Museu do Brinquedo
Um acervo de mais de 3000 itens que foi transformado em museu para todas as idades apreciarem a diversão de tantas décadas. Bonecas, carrinhos, bicicletas, casinhas, jogos e muito mais revivem a infância da maioria dos visitantes.
Memorial da Porcelana Arthur Schmidt
O espaço conta não apenas a história da fábrica de porcelanas Schmidt, que está ao lado do museu, mas, principalmente, mostra a porcelana brasileira ao longo das décadas. Há peças que, inclusive, foram parte da decoração de governos, além de explicar mais sobre técnicas e detalhes.
Casa do Escultor
O espaço dedicado ao falecido artista de artes plásticas Ervin Curt Teichmann, que nasceu na Alemanha e veio posteriormente para Pomerode, possui um grande acervo de esculturas e obras para apreciar.
Visite as fábricas
Pomerode tem um interessante polo industrial, e muitas fábricas oferecem visitas aos turistas, nas quais é possível não apenas conhecer o processo produtivo, mas também aprender, apreciar e ter uma experiência diferente, além de ser outro programa muito coringa de o que fazer em Pomerode quando chove. Conheça algumas opções:
Nugali Chocolates
A fábrica proporciona uma experiência bem bacana de visita e de conhecimento do processo de cultivo do cacau. A visitação conta até com uma miniestufa de árvores nativas e com degustação no término do tour.
Pomerode Alimentos
A empresa é responsável pela fabricação de produtos à base de queijos fundidos e também pode ser visitada com agendamento. A loja é pequena, mas muito simpática.
Grupo Kyly
Uma das grandes empresas de vestuário infantil do país, com marcas famosas como Milon e Amora, oferece uma experiência com realidade virtual junto a sua loja de fábrica, chamada Estação Kyly. É bem interessante ter uma visão 360° de diversas etapas, cultivos e espaços importantes da empresa.
Visite as lojas
Além das lojas de fábrica com bons preços para compras, há muitas lojas bacanas para apreciar artesanatos e itens locais. Em especial, vale a pena visitar a Behling (Museu do Marceneiro), com artigos em madeira, como itens de churrasco, cozinha, brinquedos e decoração; e a Holz & Stoff, que tem itens delicados e, inclusive, cursos de pintura em madeira – as duas indicações ficam à beira do rio de pedras, que mesmo com chuva é lindo de ver.
Ainda vale ir à Galeria Passeio Pomerano, onde há lindas lojas de artesanatos, brinquedos, roupas, biscoitos, chocolates e mais. Mesmo que a galeria seja ao ar livre, há cobertura para entrar nos comércios, sendo possível aproveitar super bem o local.
Experimente a gastronomia de Pomerode
Em um dia chuvoso, nada como aproveitar bem a gastronomia. Por isso, desfrute de uma boa refeição em um típico restaurante alemão (como o Wunderwald ou o Siedlertal) ou tome um café colonial com um doce gostoso, nesse caso, pode ser na Torten Paradies, no Pomerode Café ou na Feito Kakao.
Se quiser um jantar mais refinado e especial em um lindo ambiente, La Spezia é seu local. Já querendo um local mais despojado e saboroso, a pizzaria Tarthurel é uma boa pedida.
Não deixe a chuva desanimar você de visitar Pomerode, há muito o que aproveitar. Agora é só ir!
Leia também: Centro cultural de Pomerode