O cicloturismo no Circuito do Vale Europeu é um dos melhores roteiros do país para quem é fã de passeios e viagens de bicicleta por diversos motivos.
Por exemplo, a região é relativamente plana (apesar de existirem, sim, algumas subidas e desafios) e muito gostosa para pedalar entre vales, montanhas, rios e riachos, além de ser turística em muitos outros aspectos, como na gastronomia, cultura e arquitetura dos povos alemães.
Se você considera interessante a proposta de conhecer o Circuito do Vale Europeu de bike, continue a leitura deste conteúdo!
O cicloturismo no Circuito Vale Europeu
Trata-se de uma rota que pode compreender até 15 municípios do circuito e passa por diversos pontos interessantes para curtir sobre duas rodas.
Existem, inclusive, agências e empresas especializadas em montar grupos para a rota (que já consideram hospedagens e outros serviços, assim como dicas e orientações em relação à altura da bicicleta, etc.), mas como ela é toda sinalizada com identificação específica do cicloturismo, estudando bem previamente o trajeto, é possível se organizar para realizá-la por conta também.
Alguns locais bacanas que são parte do roteiro de cicloturismo da região são:
- a Rota do Enxaimel e suas belíssimas casinhas na arquitetura de mesmo nome em Pomerode, a cidade de que mais gostamos e mais rica de atrações turísticas, afinal, há muito o que fazer em Pomerode além do cicloturismo, valendo esticar a parada para aproveitar mais a cidade;
- a Ponte dos Arcos de Indaial, símbolo da cidade;
- a cachoeira Véu da Noiva, belíssimo atrativo natural em Doutor Pedrinho.
Quantos km tem o Circuito do Vale Europeu?
Se contemplar o roteiro completo de cicloturismo do Circuito do Vale Europeu, são quase 290 km de extensão para serem percorridos de bicicleta. Isso não significa que você tenha que pedalar a quilometragem total do vale, isso porque há roteiros que podem ser adaptados para cada ciclista que tenha o desejo de percorrer parte ou toda a rota.
Quais são as cidades do Vale Europeu?
Se considerar como referência o Circuito do Vale Europeu de Cicloturismo promovido pelos órgãos locais de turismo, são 9 cidades principais do circuito, porém há mais cidades que também fazem parte do vale, mas não necessariamente do roteiro de cicloturismo – caso de Blumenau. Elas contam com também importantes atrações de natureza e locais culturais, inclusive religiosos, para serem visitados.
As cidades são: Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Blumenau, Nova Trento, Rio dos Cedros, Apiúna, Ascurra e Botuverá.
Quantos dias para fazer o cicloturismo no Vale Europeu?
Tendo como referência um roteiro fechado de uma agência receptiva que organize roteiros na região, o comum será fazer o passeio em 7 dias de viagem, isso pedalando cerca de 40 a 50 km por dia. É importante não ser iniciante (se for o caso, melhor ir de carro mesmo), já que há subidas e esforço moderado para cumprir todo o trajeto.
Porém, isso irá variar do quanto você quer aproveitar a região. Como já comentamos, nossa Pomerode é uma cidade que dá para curtir bem mais do que apenas 1 dia, e se optar por ir até Blumenau, o roteiro padrão pode ser estendido também. Mas, se ficar na média, 1 semana dá para realizar um excelente roteiro.
Agora você já sabe o principal para planejar uma aventura sobre duas rodas. Que tal começar agora mesmo? Com certeza será uma experiência única!
Confira também: Coisas legais para fazer em Pomerode