Cidades de Santa Catarina: conheça as mais alemãs

Já parou para pensar em qual é a cidade mais alemã do Brasil? Ou melhor, em um país com tantas culturas e influências do mundo, quais cidades possuem essas características e podem ser interessantes de serem visitadas também para aproveitar sua cultura, gastronomia, entre outros?

Aproveite para conhecer as características de Santa Catarina e suas cidades alemães.

A influência alemã em nosso país

Não é novidade que o Brasil recebeu diversos imigrantes vindos de países europeus, e os alemães chegaram, em sua maioria, entre 1920 e 1930 por aqui buscando uma vida melhor do que a que tinham no Velho Continente. 

Estabeleceram-se no sul do país em cidades dos 3 estados, porém Santa Catarina é o estado que mais possui cidades e gerações germânicas, que preservam suas origens até a atualidade.

São algumas cidades do estado que possuem arquitetura, gastronomia e heranças culturais que permanecem vivas em suas localidades, e algumas delas criaram mais tradições – como eventos – para celebrar sua história. Aqui estão elas:

Afinal, qual a cidade mais alemã do Brasil?

Pomerode, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais alemã do Brasil! Também chamada de pequena Alemanha, ela mantém o charme das cidades românticas em suas construções, e basta ver e pesquisar sobre o que fazer em Pomerode que você verá a quantidade de atrações e opções relacionadas ao país europeu.

Por ter a cultura alemã tão forte na cidade, mesmo os atrativos que não são especificamente típicos acabam tendo ao menos um pouquinho dessa influência em suas propostas. Isso significa que você provavelmente encontrará apfelstrudel no Parque de Dinossauros Vila Encantada, canecões de chopp e decorações tradicionais alemãs em pousadas, assim como outros detalhes.

Além da variedade de restaurantes e construções típicas, há dois eventos especiais que acontecem anualmente e que celebram muitas das tradições trazidas da Alemanha.

O primeiro, e principal, é a Osterfest – Festa da Páscoa. É um evento muito bonito e colorido no qual a cidade toda se une para montar suas osterbaums – árvores com casquinhas de ovos feitas em galhos secos e que significam tanto a morte de Jesus Cristo na cruz no tronco como a ressurreição e a vida pelo renascimento com o símbolo dos ovos coloridos. Há brincadeiras e muita diversão no evento e até a maior osterbaum do mundo, assim como o maior ovo decorado do mundo, ambos conferidos pelo Guinness.

O segundo evento, muito animado, é a Festa Pomerana, que acontece em janeiro junto ao aniversário da cidade. A festa celebra as origens germânicas com brincadeiras típicas, bailes, boa comida e, claro, não falta o bom e tradicional chopp alemão! Vale a pena ir!

Confira aqui: o que visitar em Santa Catarina

Outras cidades de Santa Catarina com forte cultura e tradição alemã

Agora que você já sabe qual a cidade mais alemã do Brasil, não vamos deixar de fora outras cidades com muitas influências germânicas, veja a seguir:

Blumenau:

Impossível deixar de fora a capital da Oktoberfest brasileira, sendo o maior festival de cerveja do mundo fora da Alemanha, perdendo basicamente para o evento original em Munique. Acaba sendo quase tão alemã quanto Pomerode (mas fica no quase).

A Oktoberfest de Blumenau surgiu em 1974, após uma grande enchente ter atingido a cidade, como uma forma de arrecadar fundos ao município para reconstruir muito do que tinha sido levado pela água. 

A ideia deu tão certo que já aconteceram eventos com mais de 700.000 participantes, sempre com boa música e chopp no pavilhão de eventos junto à Vila Germânica, um espaço turístico e cultural que pode ser conhecido o ano todo. Nele, há restaurantes e lojas de souvenires que são a cara da Alemanha com muita coisa legal para conhecer.

Joinville:

A cidade do maior Festival de Dança, assim como a Festa das Flores, também possui construções e influências alemãs e preserva suas histórias germânicas na Casa da Memória, e claro com várias famílias de seus habitantes na cidade.

O município também é sede da Bierville, uma festa que você já deve imaginar do que se trata. São diversos rótulos de cervejas artesanais acompanhados de boa gastronomia!

Brusque:

Muito conhecida por suas inúmeras lojas atacadistas de roupas, pode ser até menos conhecida como uma cidade de origens alemãs, mas elas estão bem preservadas em construções na cidade, como nos telhados do Hotel Monthez e do Centro de Eventos da cidade, onde acontece o evento que definitivamente confirma isso: a Fenarreco.

Trata-se de uma festa que tem como prato principal o Marreco, uma delícia alemã mais do que tradicional acompanhada de repolho roxo, purê de batata e outros acompanhamentos também deliciosos. O chopp, claro, também tem de sobra na festa!

Ibirama:

A pequenina cidade, também localizada no Vale Europeu Catarinense, ainda tem muitas famílias que mantêm gerações morando nela. 

Ibirama possui alguns locais importantes que foram construídos por descendentes de alemães, como antigo Hospital Hansahoehe, transformado em museu municipal, além de outros espaços culturais que preservam a vida do antigo colono, com casinhas de madeira, rodas d’água e campos muito charmosos e com vida e verde! 

Jaraguá do Sul:

Ainda que não tenha sido somente colonizada por alemães, mas também por italianos e húngaros, há uma imensa influência germânica na cidade, localizada bem ao lado de Pomerode.

A capital nacional da malha preserva suas origens não só por meio de uma das maiores empresas de moda do país, mas ela também mantém o maior parque da cidade, que conta com um restaurante típico e um museu histórico em seu interior. Os centros de eventos assim como várias construções locais seguem um estilo germânico.

Há ainda a Schützenfest (Festa dos Atiradores), que comemora a tradição de tiro de origens medievais da Alemanha com boa música, comida e chopp! Se você estiver com uma vontade imensa de se sentir na Alemanha de uma forma mais fácil, basta viajar para Santa Catarina que você definitivamente vai sentir esse gostinho. Faça seu roteiro e aproveite tudo o que a Alemanha tem de melhor dentro do Brasil!

Confira aqui:  lugares para passar um final de semana em santa catarina

Compartilhe:
Parque dos Dinossauros Pomerode-SC

Venha curtir o dia com as crianças, explore o mundo pré-histórico como nunca antes!

VISITE O NOSSO PARQUE DE DINOSSAUROS EM POMERODE.

Rua Hermann Weege, 204, Centro