A descoberta de um fóssil de dinossauro quase completo no Rio Grande do Sul abre uma oportunidade para pais e professores estimularem a curiosidade das crianças e apresentá-las à ciência. A ossada do animal pré-histórico, cuja espécie ainda não foi identificada, tem mais de 200 milhões de anos.
Paleontólogos envolvidos com o achado afirmam que o fóssil é de um dinossauro carnívoro, com cerca de 2,5 metros de comprimento. Um predador, portanto. Ele provavelmente pertence a uma família chamada de Herrerasauridae, presente no Brasil e na Argentina, e que reúne alguns dos dinossauros mais antigos já encontrados. Eles foram extintos no final do período Triássico.
A divulgação científica em torno do novo dinossauro brasileiro pode funcionar também como ferramenta pedagógica. A partir do impressionante achado, é possível desenvolver atividades e brincadeiras para envolver as crianças no universo da ciência.
— Essa nova descoberta tem um enorme potencial para despertar o interesse das crianças pela ciência, pois facilita a conexão do universo lúdico, que é inerente ao mundo infantil, com a sua realidade, tendo em vista que o fóssil foi descoberto aqui no nosso país, no nosso território — avalia o paleontólogo Cezar Santos, do Parque de Experiências Vila Encantada, em Pomerode.
Dinossauros em Pomerode
O parque catarinense já adota uma espécie de dinossauro encontrada em território nacional em atividades lúdicas: é o Stauricossauro, achado na mesma formação geológica gaúcha, em 2012. Na Oficina de Fósseis, as crianças constroem o próprio fóssil, com a ajuda de moldes de silicone e gesso de secagem rápida. Enquanto isso, o paleontólogo aborda conceitos científicos e da pré-história de um jeito divertido.
Além do Stauricossauro, a oficina envolve outras 13 espécies, que são alternadas ao longo do ano. Nestas férias de julho, as crianças terminam a atividade levando para casa um dente de Megalodon — o temível tubarão pré-histórico.
Paleontólogo encantado
Em outra atração voltada ao despertar para a ciência, o “Paleontólogo Encantado”, os visitantes são convidados a conhecer espécies de dinossauros em réplicas gigantescas e num museu. Depois, todos partem para um sítio paleontológico lúdico, feito numa caixa de areia.
A brincadeira consiste em escavar a areia até revelar a espécie de dinossauro que está oculta, usando ferramentas delicadas, como um pincel.
Dinossauros da Vila Encantada
O “Parque dos Dinossauros” de Pomerode brinca de fazer ciência, mas também envolve pais e filhos em aventuras divertidas. O parque tem um circuito de arvorismo aéreo que sustenta o peso dos adultos. Ou seja, todo mundo pode brincar junto.
Entre as vantagens de visitar a Vila Encantada estão o ingresso único, que dá acesso a todas as atrações, sem limite de tempo para brincar (observando o horário de atendimento), e a ausência de filas nos brinquedos.