Conhecer todo o Circuito Vale Europeu é uma viagem para guardar na memória e no coração. A região é belíssima, e o turismo é para todo tipo de viajante, basta montar o seu roteiro conforme os seus interesses e/ou de seu grupo.
Compras, natureza, cultura, diversão, gastronomia e muito mais compõem as atrações na região. Vamos conhecer um pouco mais?
Circuito Vale Europeu: o que é e qual é a localização?
O Circuito Vale Europeu está localizado no interior de Santa Catarina, a cerca de 70 km de Balneário Camboriú, assim como Penha. Por isso, é bom considerar uma dobradinha.
No Vale Europeu, as cidades cresceram da acomodação dos imigrantes europeus da região, em especial, alemães. As cidades mais importantes desse circuito são Blumenau e Pomerode, mas, na verdade, é composto de 15 cidades, com distâncias de médias de 30-50 km umas das outras.
Timbó, Ascurra, Indaial, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio e Benedito Novo são mais algumas opções de localidades tranquilas e bucólicas.
Onde se hospedar e quanto custa?
Quem quer aproveitar ao máximo o Circuito Vale Europeu, definitivamente é melhor se hospedar em Blumenau ou Pomerode, mas ainda consideramos Pomerode uma mais prática e interessante.
Inclusive, para ir e vir de algumas cidades, mas inclusive nada impede de dividir as hospedagens e ficar em mais de uma localidade, considerando as distâncias e passeios pretendidos.
Há opções de hotéis, pousadas, casas e apartamentos de aluguel de curta temporada para todos os bolsos. O custo benefício da região é ótimo, e, fora da temporada, as diárias chegam a ficar abaixo dos R$ 200 para um casal, com café da manhã.
Existem várias pequenas propriedades nas cidades – com exceção de Blumenau, a única cidade maior – e alguns hotéis padrão com mais quartos.
O local onde você se hospeda também varia conforme o objetivo, afinal, em cidades como Timbó, Benedito Novo e Rio dos Cedros há chalés e casas com ar de campo, charme e belas paisagens, aqueles refúgios para fugir mesmo da rotina.
Confira também: hotel fazenda em santa catarina com pensão completa
Qual é a melhor época para fazer o Circuito Vale Europeu?
O clima é bem agradável, as temperaturas no inverno são amenas e é raro baixar dos 10 graus Celsius. No verão, esquenta bastante, chegando aos 35 graus Celsius. É mais comum dias quentes do que frios.
Porém, também é muito bacana aproveitar os eventos que acontecem na região. Pomerode é uma cidade bem festeira, com muitas opções legais: a Festa Pomerana, a Osterfest (Festa de Páscoa e maior evento da cidade), Flip Pomerode, Festival Gastronômico, Corrida dos Rochas e o Natal na cidade.
Em Blumenau, também há eventos importantes: a Osterdorf (na Páscoa também), o Natal em Blumenau que é muito bonito, e claro, a famosíssima Oktoberfest, que acontece todos os anos, no mês de outubro, e é a segunda maior do mundo do gênero.
Circuito Vale Europeu de bike: o que você precisa saber
O cicloturismo é um dos motivos de o Circuito Vale Europeu apresentar essa proposta. É muito comum ciclistas de todo o país virem ao Vale para percursos de bicicleta, inclusive, com o apoio de empresas especializadas da região.
O circuito é sinalizado e passa por belas paisagens e lugares icônicos. Em alguns trechos, as dificuldades são maiores, com alguns altos e baixos. Por isso, é certo condicionamento, mas é bem viável principalmente para aqueles já acostumados a fazerem passeios em duas rodas.
Você pode alugar bicicletas e realizar o circuito de várias maneiras, sem necessariamente passar por todas as cidades. Confira este post, em que contamos mais sobre o trajeto de bike pelo Vale.
Quais cidades você precisa conhecer no Vale europeu?
Mais uma vez, quem manda no seu roteiro é você, conforme seus interesses. Rio dos Cedros e Benedito Novo, por exemplo, são cidades com cachoeiras, lagos, represas e uma bonita natureza para apreciar.
Ainda há outros monumentos e as construções típicas, mas listamos, a seguir, nossas três cidades favoritas, que indicamos constar em seu roteiro, e algumas de suas atrações.
1. Timbó
A apenas 15 km de Pomerode, dá para fazer bate-volta uma da outra. Conheça o Complexo do Imigrante, com vista para o rio e museu; o Jardim Botânico e seus vários ambientes; o Museu da Música, em seu belo casarão, e a Casa do Poeta local Lindolf Bell. Na divisa dos municípios, está o belo Morro Azul, com um lindo visual local, balanço do infinito e ponto de saída com rampa para voo livre.
2. Blumenau
Impossível ficar de fora, em Blumenau há bastante coisa para fazer. A visita à Vila Germânica e a seus restaurantes e lojas típicas é obrigatória. Aproveite para dar uma voltinha no parque Ramiro Ruediger que está bem ao lado.
“Bater perna” no centro é outro programa bacana. Além de ver os comércios na Rua XV de Novembro, você conhecerá muito da arquitetura alemã e pontos importantes, como a prefeitura e o Teatro Carlos Gomes.
Ainda, há vários programas bacanas, como o Glas Park, que mostra a fabricação de itens com vidro, o museu e a loja de fábrica da gigante Hering, e o Museu da Água, com uma das mais bonitas vistas da cidade.
3. Pomerode
É claro que nossa queridinha não ficaria de fora! Em Pomerode, chamada de Pequena Alemanha, o clima é charmoso e bonito, e as casas enxaimel respiram cultura (inclusive a rota, que vale ser visitada) e seus diversos restaurantes típicos.
Na cidade, há vários museus, como a Casa do Imigrante Carl Weege, o Museu Pomerano e os Museus do Automóvel e do Brinquedo, um ao lado do outro, e o novo Museu Brasil Alemanha.
Diversas lojas de fábrica de alimentos, roupas, porcelanas, com destaque a de chocolates Nugali, premiado internacionalmente, com um belo tour autoguiado.
Atração não falta. Você vai conhecer o Alles Park, a Vila da Neve, o Zoo Pomerode e toda sua conservação e espécies, e, claro, o Parque de Dinossauros mais incrível que existe: A Vila Encantada!
Conheça a Vila Encantada e tudo o que proporciona
A Vila Encantada é um parque temático de dinossauros para a família.
As atrações mais movimentadas, com escaladas, escorregadores e desafios, e as mais educativas e tranquilas, com nosso mascote Darwin, a exploração com os monitores e uma escavação de um fóssil em uma das caixas de areia do parque, não são apenas para crianças, mas para adultos também.
Sem contar as réplicas das mais variadas espécies, em tamanho real: T-Rex, braquiossauro e até do maior voador que já existiu, o quetzalcoatlus. No parque, a estrutura é impecável, com banheiros, lanchonete, loja e também espaço para aniversários.
Quer curtir o Circuito Vale Europeu com quem você ama, em uma grande viagem? Faça seu roteiro, e não se esqueça de incluir a Vila. Vamos esperar por você!
Leia também: pascoa blumenau