Quem tem filhos pequenos – ou sobrinhos, primos e crianças em geral – já ouviu alguma pergunta sobre espécies de dinossauros, afinal, é uma temática muito popular na imaginação desses “exploradores em treinamento”!
A variedade de espécies não é pouca, já que existiram dinossauros de todos os tipos e tamanhos, em todos os continentes do planeta.
Como a Vila Encantada, um parque temático de dinossauros para toda a família, é especialista nesse assunto, não vamos deixar você na mão na hora de responder a todas as perguntas sobre a era jurássica para sua turminha!
Leia o conteúdo para e arrase como paleontólogo da família com esse supercompilado sobre a vida e as mais importantes espécies de dinossauros!
A vida dos dinossauros na Terra
Os registros dos dinossauros na Terra, após vários estudos, em especial, de seus fósseis, originam da Era Mesozoica, datados dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Os primeiros registros são de mais de 230 milhões de anos atrás, e esses animais eram os principais moradores do planeta Terra até a sua extinção.
A teoria mais conhecida para a extinção dos dinossauros foi a queda de um grande meteorito, que causou a morte dos animais, há mais de 66 milhões de anos.
Porém, a extinção é bastante discutida, e abrange mais do que a causa pela queda e pelo impacto do meteorito. Ainda que tenha acontecido, há teorias que relacionam muito mais às condições climáticas da terra antes e depois desse acontecimento, com a modificação da vida local.
Uma extensa névoa de partículas cobriu a terra por um longo período, impedindo a entrada da luz do sol, e plantas não cresceram mais. Com isso, dinossauros herbívoros perderam sua fonte de alimentação e morreram. Com a morte dessas espécies de dinossauros, os dinossauros carnívoros também não mais se alimentaram… o que culminou na extinção de todos.
Características dos dinossauros
Sabia que os dinossauros são considerados répteis? Faz sentido pensando bem, não é? As características são muito similares a outros répteis que continuam no planeta hoje, como os jacarés e crocodilos, primos ferozes, que aqui estão firmes e fortes.
Quanto à alimentação, como já mencionamos, havia dinossauros herbívoros, caso do braquiossauro, que se alimentavam apenas de plantas. Outros eram carnívoros, por isso sempre eram (e são ainda) associados aos exemplares mais famosos que caçavam para se alimentar, como o T-Rex. E ainda existiram dinossauros onívoros, que se alimentavam das de carne e de plantas, assim como nós humanos.
No mais, os dinossauros agregavam características diferentes e particulares. Alguns eram rápidos e ágeis; outros, enormes e pesados e com atributos como garras, escamas e muito mais. Confira algumas dessas principais espécies de dinossauros e os detalhes!
Principais espécies de dinossauros
Acredita que já foram encontradas mais de 700 espécies de dinossauros no mundo? É muito dino para falar aqui… E por mais que a gente não se canse nunca desse assunto, neste conteúdo selecionamos espécies favoritas do público, assim como dos visitantes e monitores da Vila Encantada. Confira.
T-Rex
O Tiranossauro-Rex, ou T-Rex, definitivamente foi e ainda é o Rei dos Dinossauros. Amado por todo fã de dinos, o carnívoro era grandão e chegava a 14 metros de comprimento, mesmo com braços pequeninos, que, no fim, ajudava-o no ataque às suas vítimas, por ser mais rápido, pois as mandíbulas ficavam livres.
Braquiossauro
Aquele herbívoro alto, do pescoço comprido e de cauda longa, que alcançava 35 metros de comprimento e 23 toneladas, é um dos favoritos da criançada também.
Tinha uma peculiaridade: não tinha dentes, e por isso mastigava pedras junto com as plantas para elas fazerem o trabalho de corte dos alimentos. E sim, elas saíam por onde você está pensando!
Anquilossauro
Também herbívoros, com grande envergadura e carapaça nas costas, que servia com uma espécie de armadura, e a cauda era muito forte e com espinhos, usados como força para defesa e ataque.
Triceratops
Conhecido como tricerátopo, é um dinossauro muito lembrado por seus três chifres: 2 na cabeça (e, aliás, era um crânio bem grande) e um no focinho, usados tanto para se defender como para chamar a atenção das fêmeas. Media até 9 m e pesava até 12 toneladas e foi um dos maiores animais terrestres.
Pterodáctilo
O dinossauro voador, na verdade, não era exatamente um dinossauro, ainda que caraterizado como réptil. Mesmo assim, sempre foi lembrado como componente das espécies de dinossauros e um dos maiores voadores da terra.
Argentinossauro
Um nome não tão comum. E, sim, foi um fóssil encontrado na Argentina, muito, mas muito grande mesmo. Até hoje, detém o título de maior dinossauro que já viveu na Terra, comparado em peso com a gigante baleia-azul!
Espinossauro
Parente do T-Rex, com uma grande prolongação de suas vértebras nas costas, pernas longas e fortes e braços curtos, no era tão grande: media cerca de 3 metros e pesava 500 kg. Esta é uma das espécies famosas de dinossauros que viveram no Brasil, na região do Ceará.
Estegossauro
Um dos herbívoros mais bacanas, tinha quatro grandes patas, cuja marca eram as diversas placas ao longo de suas costas.
Titanossauro
Um dino dos maiores que viveu no Brasil, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Eram longos, com até 15 metros de comprimento e até 5 metros de altura e pesavam até 15 toneladas.
Velociraptor
Apesar de serem protagonistas no filme “Jurassic Park”, eram diferentes do que as telonas mostraram, pois eram bem menores, (60 cm e cerca de 45 kg) e tinham penas tão fortes, que conseguiam perfurar suas presas.
Curiosidades sobre os dinossauros
A palavra “Dinossauro” foi uma criação do biólogo Richard Owen e significa “lagarto terrível”.
Dinossauros eram animais endotérmicos, ou seja, capazes de manter sua temperatura estável, mesmo com as alterações do ambiente, já que consegue produzir calor.
Não se sabe qual era o som dos dinossauros, afinal… fósseis não falam! Filmes e franquias com dinossauros, como a já mencionada “Jurassic Park”, inspiraram em outros animais com características fortes e em sons mesclados inclusive do ambiente e do dia a dia. Leões e elefantes foram alguns exemplos.
Já imaginou proporcionar atividades com dinossauro no passeio escolar pra criançada? Com certeza seria um momento de muita aprendizagem e diversão!
Espécies de dinossauros na Vila Encantada
A Vila Encantada é um parque temático repleto de réplicas (de tamanho real!) de espécies de dinossauros para os futuros e atuais paleontólogos. Aliás, a atividade monitorada “Exploração aos Dinossauros” conta mais sobre eles.
No parque, você consegue ver um belíssimo estegossauro e até passar por baixo dele, de tão grande, e um T-Rex gigante com sua presa. Também há um braquiossauro imponente, e você precisa ficar esperto: ele cospe água!
A réplica do maior animal voador que já existiu, o Quetzalcoatlus, também está na Vila. E outros dinossauros menores, como o Velociraptor, compõem o acervo.
Por fim, a Vila tem até filhotes! Muito fofos e delicados, ficam sempre aos cuidados dos monitores. Os bebês de Velociraptor e Tricerátopo são muito bonitinhos.
Agora, a tarefa é apresentar todos os detalhes desses dinos à família e conhecer as réplicas de perto na Vila Encantada em Pomerode, numa aventura sem igual, que todo mundo, até os adultos, brincam e se divertem. Vem para a Vila!