Se você ainda não tem o que fazer em Pomerode, mesmo sabendo que é uma cidade turística com várias opções bacanas de passeios, você está no post certo! Apresentaremos em detalhes algumas opções super bacanas com as melhores dicas da cidade, claro!
Pomerode pode ser visitada o ano inteiro, sendo que o clima é mais ameno nos meses entre março e setembro. Em dias bem quentes do verão e nos picos de calor, a cidade fica bem abafada mesmo!
Porém a cidade fica ainda mais animada durante os eventos de seu calendário, com destaque para a Festa Pomerana, no aniversário da cidade em janeiro; a Osterfest, o grande evento de Páscoa nos meses de março e abril; e o Festival Gastronômico, que acontece no mês de julho.
Na verdade, há mais do que 10 dicas, mas vamos nos concentrar nas dicas imperdíveis e que valem muito a pena para aproveitar e conhecer a pequena Alemanha. Aqui vão elas:
1. Brincar na Vila Encantada
Visite Pomerode e divirta-se muito na vila de dinossauros mais bacana que você vai conhecer. A Vila Encantada é tudo de bom e para todas as idades.
Há desde espaços para os menores até escorregador em forma de tubo que está a 12 metros de altura. Ainda dá para fazer um lanchinho, participar de oficinas, escavar o fóssil e gastar muita energia. Inclusive, é possível comemorar aniversários por lá também.
2. Provar a comida típica alemã
Uma cidade repleta de famílias e origem alemã tem, claro, algumas opções deliciosas da gastronomia típica. Escolha ao menos um dos restaurantes locais para comer marreco recheado, salsichões vermelhos e brancos, eisbein cozido ou assado, kassler (bisteca de porco), chucrute, repolho roxo, purê de maçã e ainda um sagu de vinho ou apfelstrudel de sobremesa.
Entre as opções de restaurantes típicos, algumas sugestões são: o Restaurante Wunderwald, o Restaurante Siedlertal e a Choperia e Restaurante Currywurst.
3. Comer chocolate
Ainda não acabou a parte das delícias! Em Pomerode está uma das mais deliciosas fábricas de chocolates do país, a Nugali, que, inclusive, já recebeu prêmios internacionais. É possível fazer tour na fábrica e degustar várias delícias da marca.
Mas não para por aí, há outras lojas que vendem chocolates também do sul do Brasil, como a Feito Kakao (o chocolate quente ou frio é ótimo) e a Doces Pommernhaus, que também tem deliciosos biscoitos.
4. Fazer o passeio com guia de turismo na Rota do Enxaimel
A Rota do Enxaimel é um belo trajeto que valoriza a cultura alemã, principalmente com as casinhas de arquitetura enxaimel, onde vivem até hoje muitas famílias pomeranas.
É claro que você verá muitas delas ao passear pela cidade, mas o tour guiado conta muitos detalhes bacanas, histórias e dá acesso a locais especiais, vale muito a pena! A Pomerode Jeep Tour é uma empresa que pode te auxiliar nesse passeio.
5. Garantir uma foto no Portal Turístico Sul
O Portal é um dos grandes símbolos da cidade e também apresenta traços da arquitetura alemã. Não deixe de conhecer seu interior, porque há uma belíssima loja de artesanato no segundo e terceiro andar da construção.
O Portal está logo em frente à Praça Jorge Lacerda, um espaço público bem gostoso de conversar e deixar as crianças brincando em seus dois ótimos parquinhos.
6. Degustar e comprar cerveja
Em terra de alemães, não podia faltar cerveja. Além de ser possível provar diferentes rótulos nos diversos restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da cidade, a Cervejaria Schornstein é a representante local que deve ser conhecida. Não deixe de ir!
7. Passear no Zoo
Um dos maiores zoológicos do sul do Brasil! Não tinha como não incluir na lista de o que fazer em Pomerode esse local tão especial. Há todo um cuidado com cada espécie que vive lá, que pode ser adotada por empresas que desejem auxiliar na manutenção do Zoo e no cuidado de cada animal.
O Zoo tem ainda lanchonete, loja e outras atrações internas. Está exatamente ao lado da Vila Encantada!
8. Conhecer sua história no Museu Pomerano e na Casa do Imigrante Carl Weege
A história de Pomerode tem muita superação e tradição. Para entender como foi o crescimento na região e como tudo começou, no Museu Pomerano, que está bem no centro, é possível ver reprodução de ambientes, veículos e muito do que foi usado na época do início de sua história.
A Casa do imigrante Carl Weege também conta mais dessa história em um espaço na saída da cidade com as lindas casas enxaimel, sendo também um ótimo lugar para fazer fotos.
9. Fazer boas compras nas lojas de fábrica
São diversas empresas que escolheram Pomerode como seu lar, e boa parte delas conta com lojas de fábrica com mais variedade e melhores preços.
Algumas delas são: Fakini, Kyly e Cativa – vestuário adulto e infantil; Oxford e Schmidt – porcelanas; Calesita e Maral – brinquedos (compre na loja do Museu do Brinquedo na cidade); assim como outras opções em alimentos, artesanatos, etc.
10. Participar de, ao menos, 1 dos grandes eventos da cidade
Como mencionado no início, Pomerode se transforma quando chega a data dos eventos. A cidade fica mais animada, decorada e ainda mais linda. Os eventos têm boa música, apresentações, excelente gastronomia e brincadeiras: todos são muito legais!
Já está na hora de viajar para cá agora, hein. O que você vai curtir primeiro? Só vem!