Cada vez mais a tecnologia está avançando e trazendo mudanças ao dia a dia da população. Atualmente ela está presente em grande parte das atividades de nossa rotina. E não podemos negar que essa evolução traz muitos benefícios e facilidades para a vida de todos, inclusive contribuindo com o desenvolvimento de nossos pequenos.
Porém, para isso realmente acontecer, os limites são extremamente necessários. Senão, essa vantagem pode facilmente proporcionar o efeito contrário, e prejudicar o desenvolvimento e crescimento das crianças.
O perigo das tecnologias
Pesquisas indicam que no Brasil já são mais de 90% das crianças entre 6 e 9 anos que utilizam internet, passando mais de 5 horas diárias na frente das telinhas, número que ainda sobe 20% durante os finais de semana. Além disso, a idade para a utilização das tecnologias diminui cada vez mais, e cada vez mais cedo nossos pequenos estão envolvidos por essa realidade.Nem sempre a tecnologia será uma vilã para as crianças e seus pais, mas se não utilizada de forma moderada, ela pode se tornar uma verdadeira inimiga. Afinal, sabemos que a infância é o momento em que desenvolvemos diversas habilidades e conhecimentos que levaremos para o resto de nossas vidas, e os momentos longe das telas são fundamentais para isso.Primeiramente, um dos riscos graves que o excesso das tecnologias pode trazer às crianças e adolescentes são os sérios problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e agressividade. Além disso, por muitas vezes não necessitarem de muitos estímulos quando estão na frente das telas, a criatividade, linguagem e imaginação também podem ser afetadas. Isso é ainda mais forte em crianças pois ainda estão em fase de desenvolvimento cerebral.Outro ponto afetado pelas tecnologias é a qualidade do sono, devido à luz emitida pelos aparelhos. As noites mal dormidas afetam a memória construída ao longo do dia, o aprendizado, e também a concentração das crianças, o que pode causar em um atraso de conhecimento.A saúde física não fica de lado quando o assunto são os malefícios das telinhas. As crianças que têm acesso às tecnologias desde os primeiros anos têm 1,47 mais chances de desenvolverem obesidade no futuro. Isso só aumenta quanto mais acesso elas tiverem. Até porque, muitos pequenos preferem passar os dias em frente aos seus celulares do que se movimentando, correndo e brincando.
A importância de ficar longe das telas
A conexão com o mundo real longe das telas é essencial para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, para que deixe um pouco de lado seus amigos virtuais e criando vínculos com as pessoas à sua volta. Um exemplo dessa necessidade de experiências reais é que os bebês de até 2 anos e meio não conseguem diferenciar a tela da realidade. Então é essencial que vivenciem toques, palavras, sons, etc, para que amadureçam
sua mente e aperfeiçoem suas experiências no mundo real.
Por isso, é essencial que as crianças vivam momentos longe das telas, principalmente com seus amigos e família. Oferecer aos pequenos a liberdade de brincar sem preocupações, imaginando novos mundos fará toda a diferença na construção de sua personalidade e na forma como ela irá enfrentar riscos e desafios.
A natureza, os pés descalços, a oportunidade de se sujar e se molhar sem medo, se desafiar, conhecer novas pessoas e criar novas coisas estimulam os sentidos, constroem novos vínculos e desenvolvem diversas áreas da mente que irão lhes ajudar durante toda sua vida.
E uma dica de ouro para isso se tornar ainda mais efetivo, é que os pais aproveitem esses momentos, brincando e se divertindo junto. Afinal, os momentos de união sem estarem separados por uma tela preta e com sorrisos e toques irão construir uma conexão efetiva forte e real.
Isso traz benefícios não só para os pequenos, que estarão gastando suas energias, se exercitando e se desenvolvendo, mas também para os pais, que poderão ter um momento tranquilo para se desestressar. Afinal, todos merecemos um momento para voltar a ser criança e esquecer por alguns instantes todas as preocupações.
O melhor destino para brincar
E se você ainda não sabe por onde começar, aqui vai uma ideia! Na Vila Encantada, os pequenos se divertem enquanto aprendem e se desenvolvem. São várias atrações que estimulam o desenvolvimento cognitivo e fazem com que se desafiem em cada atividade. E o melhor de tudo, é que os papais podem brincar junto com seus pequenos. Até porque todos os brinquedos são preparados para os adultos também. Podemos garantir que serão 8 horas inesquecíveis, em que a família nem irá lembrar de ter vontade de mexer no celular. Clique aqui e conheça um pouquinho mais do parque! Esperamos por vocês!