Quem visita Pomerode, em Santa Catarina, aproveita muito a cidade de boa gastronomia, pousadas charmosas e diversos atrativos turísticos interessantes. Porém, será que todo mundo sabe como ela se tornou a cidade mais alemã do Brasil?
Pomerode-SC: conheça um pouco da história
Decidimos então dar uma ajudinha para vocês conhecerem um pouquinho mais de Pomerode – Santa Catarina, porque assim seu passeio vai ter mais sentido, e você vai apreciar mais ainda esse município tão encantador.
É fácil de saber que a nossa Pequena Alemanha não tem esse apelido sem motivo, justamente porque seus colonizadores são imigrantes de uma nação que nunca deixou de preservar suas origens. Eles começaram a chegar na região no ano de 1861 em busca de oportunidades, mas, nessa época, as terras ainda faziam parte da Colônia em Blumenau. Os primeiros colonos se dedicaram ao trabalho nas terras, ou seja, a maior parte na agricultura familiar.
Porém, foi em 1915 que a realidade começou a mudar. O desenvolvimento de obras urbanas levou ao início da vida política da região, com a criação do Distrito do Rio do Testo (ainda parte de Blumenau), em 1934. Posteriormente, com o crescimento local, a cidade se desmembrou de sua atual vizinha e, em janeiro de 1959, ela oficialmente se tornou um novo município, a cidade de Pomerode, em Santa Catarina, que agora conhecemos.
Pomerode – Santa Catarina: a escolha do nome
O nome escolhido tem duas possíveis versões: uma delas diz que deriva do termo Pommeroda, que era um ribeirão próximo ao centro da cidade; e a outra diz que homenageia seus primeiros moradores, já que eram imigrantes vindos do norte da Alemanha, da região de Pomerânia (Pommern).
A indústria em Pomerode-SC
A cidade se desenvolveu com pessoas trabalhadoras e que também fizeram o município crescer na indústria, com boas empresas atualmente instaladas na região e muitos anos de história. Há grandes marcas de porcelanas, vestuário, brinquedos, alimentação e outras mais, inclusive, premiadas, que mantêm suas operações funcionando até hoje.
Cultura alemã e o turismo tomam conta da cidade
Além disso, por terem habitantes que valorizavam suas origens, Pomerode continuou crescendo em torno de sua cultura e de suas tradições, que são não apenas típicas, mas encantadoras. Dessa forma, o turismo também se desenvolveu muito. Leia mais detalhes sobre isso no post dicas de turismo em Pomerode.
Quem visita Pomerode, em Santa Catarina, consegue desfrutar de paisagens lindas em meio à arquitetura enxaimel de diversas edificações espalhadas por toda a cidade; muitos restaurantes típicos que servem pratos deliciosos como o Eisbein e o marreco recheado; e, claro, outros atrativos também surgiram, especialmente para manter a tradição das famílias que mantêm suas origens vivas. Para agradar a todas as idades, há bons passeios em meio à natureza, um ótimo zoológico e, inclusive, a Vila Encantada, que é o maravilhoso Parque de Dinossauros de Pomerode!
Ao circular pela cidade, é possível vislumbrar sua história por meio de suas construções e paisagens.
Venha conhecer Pomerode-SC, separamos outro artigo especialmente para te dar dicas de onde fica a cidade de Pomerode, como chegar em Pomerode e quais os principais locais onde você não pode deixar de visitar.
Saiba também o que fazer em Pomerode
Uma dica bacana para quem desejar conhecer mais a fundo a história de Pomerode, em Santa Catarina, é visitar justamente a Casa do Imigrante Carl Weege, que foi um importante morador da cidade e, definitivamente, colaborou com seu crescimento. Há mais detalhes sobre a formação do município que também podem ser conhecidos na visita ao Museu Pomerano, localizado bem no centro, a menos de uma quadra da Vila Encantada.
Por fim, seja para conhecer mais de sua história, seja para aproveitar as diversas atrações turísticas, visitar nossa Pequena Alemanha é sempre uma boa pedida. Agora que você já conhece os motivos de Pomerode-SC ser considerada a cidade mais alemã do Brasil, que tal planejar sua visita a Pomerode?