5 dicas para alegria dos pequenos e tranquilidade dos pais

É claro que uma viagem com crianças exige um pouco mais de planejamento e providências, mas é tão bom criar memórias e se divertir em lugares novos com elas que vale a pena sim viajar com as crianças. Porém, para facilitar as coisas, compartilho agora algumas dicas interessantes para seu passeio se tornar mais prazeroso, e divertido!

As crianças devem fazer parte da viagem desde o planejamento

Este é um dos grandes erros que as famílias cometem, não envolver os pequenos nos planos de viagem. Decidam juntos lugares que querem ir, com opções para todos. Pode ser que o pai escolha um restaurante para conhecer, e o passeio seguinte seja um parque temático escolhido pelo filho. Pesquisem juntos, escolham juntos, incluindo mesmo as crianças bem pequenas. Isso ainda irá trazer bons momentos em família dentro de casa antes da viagem.

Verifique a documentação antes mesmo das demais providências

Se tem algo que pode atrapalhar uma viagem é documentação incompleta. E com crianças, a atenção é redobrada, isso porque é necessário verificar se elas estão com os pais ou com as autorizações devidas. Uma das principais dicas que dou é fazer o RG da criança mesmo nos primeiros meses de vida, pois é um documento com foto, e válido inclusive no Mercosul. Se for para outro país, pesquise não apenas o que se aplica ao passaporte, mas dicas específicas sobre viajar com crianças para o país escolhido, pois é diferente de um lugar para o outro.

Faça um checklist para a bagagem ao longo dos dias que antecedem a viagem

Especialmente quando fazemos a primeira viagem com crianças, ficamos com medo de esquecer algo, e eles tem maiores providências. Então, você pode fazer seu checklist de bagagem, mas comece ele pelo menos 1 semana antes de fazer as malas. Você provavelmente fará uma lista inicial (e pode até pegar uma de um blog ou site), mas na medida que lembrar de algumas coisas que você acha necessário, ainda dá tempo de colocar na lista, antes de finalmente fazer a mala.

Brinquedos e brincadeiras para a viagem

Nós procuramos inicialmente conversar e brincar, e em último caso, usar a tecnologia – que não é nossa inimiga. Em nossas viagens, tanto de carro como de avião – meios mais comuns que cito aqui – fazemos charadas; tentamos adivinhar cores ou descrever objetos na estrada ou no local onde estamos; tentamos adivinhar músicas, palavras e filmes; entre outras coisas. Já os brinquedos, escolhemos aqueles menos volumosos, leves e fáceis de carregar, e de pouco barulho. Vale inclusive jogos, como opções com cartas. Por fim, em alguns momentos permitimos um filme ou desenho, mas em momentos específicos, equilibrando bem os passeios, brincadeiras e as telinhas.

Tenha paciência e calma, mas se divirta também

As crianças ficam geralmente animadas e até exaltadas com novos lugares, e você vai aproveitar, mas também terá que ter muita atenção e paciência. Se você for pai ou mãe, mais do que ninguém, sabe se a criança está muito cansada, se o limite chegou antes do previsto, e que terá que moldar os planos baseado mais nas crianças do que nos adultos. Dê essa atenção, e tenha paciência. Pode cansar um pouco, mas será ótimo. Seja flexível e curta, são férias afinal, e quando damos o tempo para eles, acredite, eles também dão tempo para nós!

Que tal começar a arrumar as malas desde já, começando pelas malas das crianças?

Compartilhe:
Parque dos Dinossauros Pomerode-SC

Venha curtir o dia com as crianças, explore o mundo pré-histórico como nunca antes!

VISITE O NOSSO PARQUE DE DINOSSAUROS EM POMERODE.

Rua Hermann Weege, 204, Centro