Mini Museu

Os fósseis são registros de seres vivos que existiram no passado e que, de alguma forma, foram conservados. Esses seres vivos podem estar preservados em rochas, areia, gelo e, acredite, até mesmo dentro de outro fóssil. Os dinossauros são as grandes estrelas quando falamos em fósseis. Quem nunca sonhou em descobrir um grande esqueleto de dinossauro?

No entanto, é importante lembrar que fósseis não são apenas ossos. Uma pegada pode ser um fóssil e, até mesmo, as fezes. Sim, as fezes também podem se fossilizar e, nesse caso, são chamadas de coprólitos.

Geralmente são materiais frágeis, difíceis de serem coletados e, uma vez estando registrados nas respectivas coleções onde são depositados, ficam ainda submetidos a manuseios por vezes inadequados. Dessa forma, torna-se necessário o resguardo desses exemplares de maior valor. Além disso é necessária uma autorização especial para o transporte desses materiais.

Em nosso mini museu, em parceria com a Universidade do Contestado e o museu Cenpáleo de Mafra, temos diversas réplicas de fósseis feitas pelos Paleontólogos dessa Universidade. Estas réplicas são cópias fiéis dos fósseis provenientes de jazigos fossilíferos brasileiros representando parte da diversidade biológica preservada nas rochas. Os originais replicados foram moldados com o cuidado de se preservar todos os detalhes do original. Nem mesmo um paleontólogo consegue diferenciar do fóssil verdadeiro sem tocá-lo.

GALERIA